ABCBP

Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro

A fundação de uma Associação de Criadores de Bovino Pantaneiro (ACBP) é fundamental para que haja um avanço em relação ao registro da raça junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), promovendo a valorização da raça, possibilitando a comercialização de produtos com agregação de valor (marca, indicação geográfica, indicação de origem protegida) e com isso estimulando o interesse de outros produtores em criar os animais. A associação deve ser a representação e defesa de criadores de bovinos da raça Pantaneiro; estabelecendo os padrões fenotípicos da raça, fazer o registro genealógico, reunir e cadastrar criatórios como forma de promover o desenvolvimento e o melhoramento do rebanho e incentivar os estudos sobre esses animais.


Fazendas

Estância Dois Irmãos

estancia2irmaos

A Estância Dois Irmãos é responsável por:

  • FIV - Fertilização In Vitro
  • IATF - Inseminação Artificial Por Tempo Fixo
  • Avaliação do cruzamento do Bovino pantaneiro X Nelore
  • Avaliação de precocidade e longevidade
  • Melhoramento genético

Localização: Rio Negro - MS

Proprietário: Thomas Malby Crofton Horton

Fazenda Nhumirim

fazenda-nhumirim

A Embrapa Pantanal vem trabalhando com estes animais desde 1984, quando criou o primeiro Núcleo de Conservação "in situ" do bovino Pantaneiro, localizado na fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa, sub-região da Nhecolândia, Corumbá, MS, Brasil.

Os trabalhos e atividades realizadas inicialmente neste núcleo tinham como objetivo caracterizar estes animais sob o ponto de vista genético, produtivo e zootécnico.

O sistema de criação adotado no Núcleo é o utilizado na região pantaneira, ou seja, o extensivo, onde o gado permanece exclusivamente em pastagens nativas, recebendo sal mineral à vontade, como única suplementação. Embora não constitua atividade comumente utilizada nas condições de criação do Pantanal, os touros permanecem separados das vacas no intervalo entre as estações de monta, que em geral ocorre nos meses de novembro a fevereiro, dependendo das condições de chuvas e pastagens.

 

Localização: Corumbá - MS

Proprietário: Embrapa Pantanal

Fazenda Promissão

fazenda-promissao

Sua conservação vem sendo realizada por diferentes unidades da Embrapa em parceria com Universidades, Empresas de Pesquisa Estaduais e produtores. 

Localização: Poconé - MT

Proprietário: Paulo Moura

Fazenda Santa Carmem

0000

Localização: Poconé - MT

Proprietário: Allan Silva Campos Raffa

Fazenda São Jeronimo

saojeronimo

Localização: Rondonópolis-MT

UEMS

fazenda-uems

A Universidade Estadual de MS é responsável por:

  • Avaliação do desempenho leiteiro do Bovino Pantaneiro.

Localização: Aquidauana - MS