ABCBP

Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro

A fundação de uma Associação de Criadores de Bovino Pantaneiro (ACBP) é fundamental para que haja um avanço em relação ao registro da raça junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), promovendo a valorização da raça, possibilitando a comercialização de produtos com agregação de valor (marca, indicação geográfica, indicação de origem protegida) e com isso estimulando o interesse de outros produtores em criar os animais. A associação deve ser a representação e defesa de criadores de bovinos da raça Pantaneiro; estabelecendo os padrões fenotípicos da raça, fazer o registro genealógico, reunir e cadastrar criatórios como forma de promover o desenvolvimento e o melhoramento do rebanho e incentivar os estudos sobre esses animais.


Pantaneiros pela própria Natureza

Publicada em: 12/11/2013 Fazenda promissao Pocone

Com o título: “Pantaneiros pela própria Natureza”, o Bovino Pantaneiro foi destaque na matéria da revista científica Nature: http://www.nature.com/nature/index.html

A matéria fala sobre o projeto “The Bioma Cheese Project”, algo como Projeto de Queijo e Bioma Pantanal”, que fala sobre salvamento de genes bovinos, queijos artesanais e conservação do Bioma Pantanal.

Seguem trechos da matéria:

“O projeto segue a tendência mundial na agricultura de alcançar a nutrição e a saúde pela conservação dos ecossistemas naturais.

Os participantes do projeto almejam contribuir para a salvação desse gado, da vida dos povos pantaneiros e a conservação do Bioma Pantanal. O Bioma Pantanal é protegido pela Constituição Federal e está incluído nos programas Patrimônio Mundial (World Heritage) e Homem e Biosfera (MAB-Man and the Biosphere) da UNESCO.”

Vale lembrar que a raça Bovino Pantaneiro foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Genético do Estado de Mato Grosso pela Lei Estadual 9.393 de 21 de Junho de 2010.

Para Paulo Moura, Presidente da ABCBP – Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro e proprietário da Fazenda Promissão – participar de um projeto desse vulto é de extrema importância para o desenvolvimento da raça, para o Pantanal e para o Estado de Mato Grosso.

Para conhecer mais sobre a raça Bovino Pantaneiro, ver fotos e vídeos acesse: www.bovinopantaneiro.com.br

Veja a matéria na íntegra: http://www.biomacheese.blogspot.de/2013/10/pantaneiros-pela-propria-natureza.html


 voltar

IV Seminário sobre Gado Curraleiro Pé-Duro e I Simpósio da Rede Pró-Centro-Oeste Curraleiro e Pantaneiro - Publicada em: 15/06/2014

  • Palestrantes do evento
  • Luciana Keiko, Orlando Afonso, Profª Maria Clorinda e Paulo Moura
  • Profª Juliana Seródio, Luciana Keiko e Prof ª. Fabiana Sterza - pesquisadora da UEMS
  • Profª. Juliana Seródio e Prof. Paulo Henrique Jorge da Cunha – Coordenador do evento
  • Marcos Ruiz – Criador Bovino Pantaneiro - MS Raquel Juliano – Pesquisadora da Embrapa Pantanal Prof. Marcus Vinicius - UEMS
[ + ] Mais fotos