ABCBP

Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro

A fundação de uma Associação de Criadores de Bovino Pantaneiro (ACBP) é fundamental para que haja um avanço em relação ao registro da raça junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), promovendo a valorização da raça, possibilitando a comercialização de produtos com agregação de valor (marca, indicação geográfica, indicação de origem protegida) e com isso estimulando o interesse de outros produtores em criar os animais. A associação deve ser a representação e defesa de criadores de bovinos da raça Pantaneiro; estabelecendo os padrões fenotípicos da raça, fazer o registro genealógico, reunir e cadastrar criatórios como forma de promover o desenvolvimento e o melhoramento do rebanho e incentivar os estudos sobre esses animais.


Prefeito abre FEAPAN 2013 e ratifica compromisso com todo o setor produtivo

Publicada em: 14/11/2013 14236-prefeito-falou-sobre-a-relacao-de-parceria-de-sua-administracao-com-o-setor-produtivo-foto-clovis-neto

O prefeito esteve ontem à noite na abertura da Feira Agropecuária do Pantanal (FEAPAN 2013) e falou sobre a importância da retomada e do fortalecimento da tradicional feira do agronegócio pantaneiro, que agora passa a contar com o apoio da prefeitura de Corumbá.

 

“Quando eu ainda era pequeno vinha muito aqui no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros acompanhado de meu avô Francisco José Duarte, pai do meu pai”, lembrou saudoso. “É com grande honra que hoje tenho a oportunidade de abrir oficialmente a FEAPAN, com o compromisso dessa administração com o agronegócio, além dos pequenos e médios produtores, também muito importantes para todo o setor produtivo”, acrescentou.

 

Durante abertura da do evento, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, elogiou a relação de parceria com a atual administração e pediu apoio a alguns temas que tem preocupado bastante o setor do agronegócio, como a invasão de terras e o abigeato (roubo de gado bovino e equino).

 

Apesar de não fazer parte das obrigações da administração municipal, esses temas foram levados pelo prefeito Paulo Duarte ao Senador Delcídio do Amaral e ao ex-presidente Lula em reunião realizada nesta semana, em Campo Grande, e que contou também com a presença de Chico Maia, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). “Saímos da reunião com o compromisso de agendar um novo encontro com a presidenta Dilma Rousseff, afinal esse é um problema que prejudica todo o setor produtivo e, por consequência, todo o nosso Estado”, disse.

 

Ainda sobre a questão do abigeato e das invasões, o prefeito aproveitou para relembrar a visita à Corumbá na semana passada do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, e o compromisso firmado do Governo de ampliar o efetivo atual em 71 agentes de segurança (entre Polícias Civil e Militar e agentes penitenciários) já à partir do próximo ano, além da chegada de 16 novas viaturas.

 

O prefeito ainda elogiou a postura do Banco do Brasil, que atendendo a um pedido pessoal do Chefe do Executivo, resolveu participar de maneira efetiva da FEAPAN, ofertando uma linha de crédito no valor de R$ 30 milhões aos empresários do agronegócio, com condições especiais de pagamento.

 

Além disso, a instituição disponibilizará no evento o Programa ABC, uma linha de crédito, via FCO (Fundo para o Desenvolvimento do Centro-Oeste) que financia projetos agrícolas com base na redução de emissão de carbono e tem por objetivo difundir práticas de baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no meio rural. Em Mato Grosso do Sul são cerca de R$ 98 milhões em recursos liberados apenas pelo Banco do Brasil. “Fiz um compromisso com o Sindicato Rural para ajudar na revitalização da nossa Feapan. Por isso mesmo trouxe o superintendente do Banco do Brasil, o Marco Túlio, para que ele apresentasse uma linha de crédito especial”, disse. “Estamos fazendo de tudo para transformar a Feapan, uma referência aqui no estado”, acrescentou o prefeito.

 

Logo em seguida à abertura solene, foi realizado o primeiro leilão de gado de corte com mil animais.

 

Leilões, palestras, cursos

 

Realizada no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, a FEAPAN tem o apoio da Prefeitura de Corumbá, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Sebrae e segue até domingo, 17, com uma extensa programação que inclui shows musicais gratuitos, além de exposição de maquinários e praça de alimentação.

 

Uma das principais atrações da Feapan, o leilão de 30 cavalos pantaneiros, de criatórios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, será no sábado, 16. As provas de laço e julgamento começam na quinta-feira, 14. Paralelamente, serão realizados até quinta-feira, no parque de exposição, os cursos de inclusão digital rural, manejo bovino de leite e manejo básico de horta, pelo Senar/MS, iniciados ontem, 11.

 

Acesso ao parque

 

O Sindicato Rural de Corumbá solicitou a Canarinho, empresa concessionária do transporte coletivo da cidade, a disponibilização de ônibus especiais para atender ao público durante a realização da Feapan. A entidade também disponibilizou espaços dentro do parque de exposição para os taxistas visando atender com maior comodidade aos visitantes ao local durante os eventos.

 

Shows gratuitos

 

A programação da Feapan inclui shows gratuitos, que começam na noite de quinta-feira com a apresentação de Marlon Maciel. Na quinta-feira, a grande atração será a dupla sertaneja do momento Alex e Ivan. A última noite da feira, no sábado, terá a animação do sanfoneiro Maciel Correa. O encerramento da Feapan será às 11 horas de domingo, com um churrasco e homenagens, no restaurante do parque.

 

 Prefeitura de Corumbá


 voltar

Fotos - Publicada em: 21/05/2013

  • img09
  • img08
  • img07
  • img06
  • img05
  • img04
  • img03
  • img02
  • img01
  • img00
[ + ] Mais fotos