ABCBP

Associação Brasileira de Criadores de Bovino Pantaneiro

A fundação de uma Associação de Criadores de Bovino Pantaneiro (ACBP) é fundamental para que haja um avanço em relação ao registro da raça junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), promovendo a valorização da raça, possibilitando a comercialização de produtos com agregação de valor (marca, indicação geográfica, indicação de origem protegida) e com isso estimulando o interesse de outros produtores em criar os animais. A associação deve ser a representação e defesa de criadores de bovinos da raça Pantaneiro; estabelecendo os padrões fenotípicos da raça, fazer o registro genealógico, reunir e cadastrar criatórios como forma de promover o desenvolvimento e o melhoramento do rebanho e incentivar os estudos sobre esses animais.


Presidente da ABCBP é convidado para dar Palestra em Seminário da Rede de Pesquisa Pró Centro-Oeste

Publicada em: 02/04/2014 imagem

Ao Senhor
Paulo Moura
Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Pantaneiros

De: Associação de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal
e Rede de Pesquisa Pró-Centro Oeste

Assunto: Seminário da Rede de Pesquisa Pró Centro-Oeste

Prezado senhor,

Servimo-nos do presente para informar que a Rede de Pesquisa Pró Centro-Oeste foi criada em dezembro de 2010, em resposta ao Edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE Nº 031/2010, que teve como principal finalidade a formação e fortalecimento de redes de pesquisa e cursos de pós-graduação na região Centro Oeste, em que foram aprovados vários projetos com âmbito geral “CARACTERIZAÇÃO, CONSERVAÇÃO E USO DAS RAÇAS BOVINAS LOCAIS BRASILEIRAS: CURRALEIRO E PANTANEIRO, envolvendo as áreas de produção, genética, sanidade, reprodução e toxicologia. Esses projetos foram e estão sendo executados em parcerias com pesquisadores de diferentes instituições (UFG, Embrapa, UFMT, UFMS, UEMS, UnB e Associações de Criadores de Raças Locais). 
 

Por três anos seguidos, em conjunto com a Associação de Buiatria do Estado
de Goiás e Distrito Federal, a Rede Pró-Centro Oeste realizou o Seminário sobre Gado Curraleiro, durante a Exposição Agropecuária de Goiânia, que envolve a presença de vários pesquisadores, acadêmicos e criadores. 

Neste ano o evento envolverá também discussão sobre a raça Pantaneiro e será realizado nos dias 26 e 27 de maio e, o seminário visa o despertar da sociedade para a importância das raças locais, dentro do contexto de desenvolvimento sustentável, visando um produto com Indicação Geográfica. Além, da quarta edição do seminário, serão apresentados, pelos respectivos coordenadores os resultados dos projetos da Rede Pró-Centro Oeste Curraleiro e Pantaneiro, os quais serão avaliados por profissionais externos, pontuando os aspectos positivos e o que pode ser inovado para pesquisas futuras.


Do exposto, gostaríamos de convidá-lo para ministrar a palestra sobre a
Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Pantaneiros e sobre os pantaneiros, no dia
26 de maio do corrente ano.

Sem mais para o momento, aguardamos seu parecer.


 voltar

1º Seminário de agregação de valor e conservação do Bovino Pantaneiro - Publicada em: 15/07/2013

  • Paulo Moura e Raquel Juliano
  • Paulo Moura e Profa. Maria Clorinda
  • André Steffens, Raquel Juliano, Profa. Maria Clorinda
  • Raquel Juliano, Paulo Moura e Dr. Marcus Vinícius
  • Paulo Moura Palestrando Sobre a ABCBP
  • Dr. Marcus Vinicius
  • Alessandra Panizi
[ + ] Mais fotos